Pesquisa neste blog =D

31.10.09

Evangélico, Feliz Aniversário!




Hoje é o aniversário duma tal de Reforma Protestante. Aquela que quando eu era luterano muito ouvia falar, duma história dum tal de Lutero que foi corajosamente pregar 95 teses na porta de uma igreja católica pra protestar contra as coisas bizarras que os católicos faziam naquele tempo (e que em parte se assemelha muito ao que os evangélicos de hoje, tudo 'em nome de Jesus').

Quem era esse mesmo? Diziam que era Alemão... Acho que era personagem dum romance cristão chamado "Heróis da Fé" que tem vários contos sobre homens antigos segundo o coração de Deus fazendo obras miraculosas e corajosas por amor a Deus. Quase uma Ilíada versão gospel.

Romances a parte (que, sim, é o que eu penso do tal livrinho ali), esse Lutero foi homem importante mesmo. Acho que qualquer evangélico sabe quem ele é ou pelo menos tem uma mínima idéia ... e se não sabe pelos meios eclesiasticos, deve se lembrar das aulas de história quando citaram uma tal de Reforma Protestante la em torno do século desessete.

Ele teve a cara de sair de uma instituição bizarra (que, diga-se de passagem, continua com muitas de suas bizarrices; o que não tem mais lá é porque os evangélicos modernos incorporaram) pra seguir a Palavra de Deus como ela é de verdade. O triste é ver o trabalho de criaturas como ele (assim como muitos outros reformadores junto com ele) que estão tendo seus trabalhos arruinados por (como diria o pastor Ciro) "animadores de auditório, enganadores e tele-enganadores" que descontextualizam textos e saem com doutrinas e ordenamentos extra-bíblicos e anti-bíblicos.

O importante dessa história toda é que esse homem, o Lutero, nao saiu com essas idéias do nada, nem teve impulsos baseados numa 'causa' (como são os militantes de partidos políticos)... ele veio com aquilo que o Espírito Santo botou no coração dele e que bota no coração de muitos crentes hoje (aqueles que buscam a Deus e leem a Bíblia), que é seguir a Jesus, não uma instituição.

Há algum tempo atras aprendi a deixar de ser assembleiano (eu era bem bairristinha) pra ser cristão. Conheci várias pessoas de várias igrejas e hoje tenho uma idéia bem mais coerente de cristianismo, sem farisaismos bizarros :P Esse meu aprendizado (que continua constante, e que deve continuar até o dia da minha morte) é parte da obra do Espirito Santo em mim, e qualquer um que queira essa obra em si tem isso disponível. Basta buscar a Deus.

Deus levantou 12 apostolos la na antiguidade, mais Paulo, Tiago, Timóteo e muitos outros. Na idade média tem vários (postumamente declarados santos) como Agostinho e Tomás de Aquino. Depois Lutero. Hoje ele chama agente.

Ninguem precisa ficar famoso pra servir a Deus. Esses homens tem vários outros, anonimos, por tras. Mas Deus chama a cada um e, como estamos lembrando da reforma, é muito bom pensar em 'o que podemos melhorar nas nossas instituições cristas' e 'como podemos fazer isso'. Não precisa pensar muito longe pra ver as bizarrices que existem nesse nosso mundinho gospel.

Eia, evangélicos de todos os países, uni-vos! xD UHEAUHEAUHEAUHAEUH

E feliz aniversário de mais essa Reforma...

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: