Pesquisa neste blog =D

4.11.09

Algumas Hipocrisias...

Um dos grandes sentimentos de 'glória' dos evangélicos em relação aos católicos é que nós nos dizemos 'não-idólatras' como eles, que tem centenas de 'vice-deuses', a quem denominam santos, fazem estátuas e prestam homenagens e orações.

Mas... falemos a verdade: os evangélicos tem seus próprios deuses.

Nossos hinos falam de como Moisés abriu o mar-vermelho, Sansão ganhou força, Josué ganhou batalhas, Jacó segurou o anjo e Daniel recusou os manjares do rei. e Maria? ninguém no lado de cá comenta... é a grande capitã do panteão arqui-inimigo, junto com os santos apóstolos (os de verdade) e o papa. Ninguém pode exaltar o panteão inimigo, pois são muitos, tanto em servos quanto em deuses [apesar de muitos serem desqualificados].

Na diplomacia dos panteões, ficou combinado que o que for do panteão maior no lado de lá (apareceu na Bíblia ou tem famosos textos apologéticos) fica como servo humilde de Deus e agente pode até citar de vez em quando. Da mesma forma com o nosso panteão quando visita o lado deles.

Já o panteão menor deles (a grande maioria dos papas e santos de fazer chover, fazer arrumar casamento, fazer dar 3 pulinhos, fazer isso ou aquilo) agente senta o pau sem dó nem piedade. Eles, por outro lado, preferem se omitir ao nosso panteão menor(de Lutero em diante, passando de Billy Graham até Edir Macedo): sem críticas, sem comentários, só uma explícita cara de desprezo toda vez que citado.

Assim se mantém a fronteira e aquilo que seria o Olimpo dos 'deuses' cristãos fica bem dividido: quase tão bem quanto brancos e índios no tempo da antiguidade: um não bica o outro. Só os apóstolos que de vez em quando correm o risco de ficar nas divisas.

O interessante é que nem nós mesmos nos acertamos sobre quem agente endeusa e quem agente despreza no nosso panteão menor: uns são da prosperidade e endeusam Edir Macedo, Benny Hinn e toda essa laia ae. Outros se consideram tradicionais e só se prestam com aqueles que não acreditam na dita 'contemporaneidade dos dons espirituais'. Outros são mais lights e endeusam o Irmão Lázaro, a família Valadão e o Hillsong porque gostam das músicas... mas nem esquentam se a teologia está desconexa. Ainda tem outros que não se detem muito aos deuses e prefere só ler a Bíblia e seguir naquilo que acredita.
____________________
Outra hora eu continuo essa ladainha :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: