Pesquisa neste blog =D

24.11.09

Capitalistas

Eis que estou tendo (de fato - não que eu tenha, ou tenha tido, mas estou tendo) a oportunidade de fazer um curso sobre mercado financeiro e como aprender a investir na bolsa de valores.

Esta me sendo muito interessante conhecer o outro lado da moeda, aquilo que eu atacava desesperadamente (como se tivesse todos os motivos pra isso) enqnto fazia parte da esquerda romantica detentora do ideal mistico de instaurar uma sociedade sem governo onde "todos se respeitam e produzem conforme sua capacidade" (leia-se "comunismo").

Está certo que não abandono os ideais de crer em possiveis atitudes "braço-forte" do governo pra conter maluquices e distorções do sistema, criando 'justiça social', mas o que estou percebendo é que é possivel criar justiça nesse caminho, dentro do capitalismo.

Eu (e mais um amigo - durante nossas conversas agente sempre tirava sarro disso) sempre achei que a esquerda fosse muito 'paranoica' com conspirações. Tipo, (por exemplo) se alguma coisa funciona mal com uma empresa pública, é porque a burguesia privilegia os produtos da empresa privada e o governo burgues não da investimento a empresa pública com o objetivo de sucateá-la, etc...

Mas ninguém nunca avalia o fluxo das coisas como sendo baseada em "pessoas" (a grande sacada da "História das Coisas"). E, baseado nisso, estou inclinado a crer que se essas pessoas tem liberdade de compra e venda, direitos fundamentais baseados em lei e alguma instrução de "como a bolsa de valores funciona", elas com toda a certeza se sentiriam a vontade em aplicar em empresas de capital aberto dispostas a dividir parte do seu rendimento contanto que ele aumente.

O curso ainda dura dois dias e até lá eu escrevo mais alguma coisa a respeito. O básico do post é uma simples "dismitificação" (agora são 00:16 da madrugada - quando devo acordar as 6): A "bolsa de valores" não é uma "ciranda financeira" controlada por capitalistas milionários com informação privilegiada, num jogo de apostas. Ela é um sistema de mais de 150.000 pessoas dos mais diversos níveis investindo seu suado (ou as vzs nem tanto) dinheiro nas mais diversas marcas pensando "estou fazendo um bom negócio investindo aqui... isso vai me trazer retorno". Quando o investidor aposta na Petrobras e aposta que essa marca vai trazer lucro, ele abastece seu carro nos postos da BR, porque assim está "semeando" um possivel progresso pras suas ações; quando o investidor aposta na Renner, ele compra roupas lá, pelo mesmo motivo. Se a empresa falir, ele perde dinheiro. São sempre pessoas, interessadas em se dar bem :P (e não "burgueses" conspiradores unidos contra o trabalhador operario com o objetivo de fazer com que ele continue na fossa)

Estou bem interessado no assunto... até porque estou tendo a oportunidade de conhecer aquilo que combati por impulso xD

Paztejamos =D

PS: eu continuo Pirata porque esquerdismo psicopata golpista é uma doença de que eu não sofro mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: