Pesquisa neste blog =D

17.11.09

A Graça Barata, por Dietrich Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) foi um pastor luterano e teólogo renomado, alemão. Ele viu o horror do Nazismo em seu país, e também o descaso e até mesmo apoio das igrejas de sua nação ao odioso Hitler. Unindo-se a outros pastores, formou com eles a "Igreja Confessante" - movimento evangélico minoritário de resistência ao Nazismo.
Seus atos o levaram a morte na forca, um pouco antes do desfecho da II Guerra Mundial.
Existe um texto de Bonhoeffer, intitulado de "A Graça Barata", onde seu pensamento teólogico heróico é bem exposto. Segue-se o texto a seguir, como uma mensagem aos líderes evangélicos brasileiros, cujos desvios podem ser vistos nesse texto surpreendentemente contemporâneo (apesar de datar da Segunda Guerra)

A Graça Barata – Dietrich Bonhoeffer

"A graça barata é a inimiga mortal de nossa igreja. A nossa luta trava-se hoje em torno da graça preciosa. Graça barata é graça como refugo, perdão malbaratado, consolo malbaratado, sacramento malbaratado; é graça como inesgotável tesouro da igreja, distribuído diariamente com mãos levianas, sem pensar e sem limites; a graça sem preço, sem custo. A essência da graça seria justamente que a conta foi liquidada antecipadamente e para todos os tempos. Estando a conta paga, pode-se obter tudo gratuitamente. Por ser infinitamente grande o preço pago, são também infinitamente grandes as possibilidades de uso e dissipação. Que seria a graça se não fosse barata?"

"Graça barata significa justificação do pecado, e não do pecador. Como a graça faz tudo sozinha, tudo também pode permanecer como antes. “Afinal, a minha força nada faz”. O mundo continua sendo mundo, e nós continuamos sendo pecadores “mesmo na vida mais piedosa”. Viva, pois, o crente como vive o mundo, coloque-se, em tudo, em pé de igualdade com o mundo, e não se atreva – a ter, sob a graça, uma vida diferente da que tinha sob o pecado! Que se guarde de encolarizar-se contra a graça, de envergonhar essa graça grande e barata, e de instituir um novo culto do literalismo tentando ter uma vida de obediência de acordo com os mandamentos de Jesus Cristo!"


Que o Eterno tenha misericórida de nós.
Paz seja convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: