Pesquisa neste blog =D

18.11.09

Trigo no meio do Joio

De vez em quando eu vou no culto "universal". Quando eu levo a Priscilla no colégio, fico esperando num "templo maior" que tem proximo de onde ela estuda, pra ver como é o culto e pra passar o tempo enquanto ela esta em aula. Também em Porto, quando estou com tempo de sobra, uso o banheiro da igreja [que tem em frente ao ponto de onibus onde pego o D43] e as vezes me disponho a assistir um pedaço da reunião.

Hoje, por causa da chuva, entrei na igreja e assisti um pedaço de uma reunião. Perguntei a hora pra um jovem que estava passando e de pronto [depois de me dizer as horas] ele me convidou pra fazer parte da "força jovem", o pessoal mais 'moço' da igreja.

Enquanto ele falava eu prestava atenção no culto [e obviamente nele, ao mesmo tempo] e ouvia o "pregador" (pregador?) dizer que eu tinha que "determinar" meu salário, e que eu tinha que estimar quanto eu quero ganhar e botar o dizimo do valor almejado num envelope, que ele chamou de "envelope de Jacó" (sugestivo, a julgar o significado de Jacó), e ter fé que eu vou ter aquele valor como salario em breve. O tal "pregador" testemunhava que quando ele estava em Novo Hamburgo (se não me engano) um irmão lá ganhava 1000 reais, trabalhando com vendas(?). Aí num dia ele fez esse propósito com Deus e botou 1000 reais num envelope. No mes seguinte ganhou 10.000 reais com suas vendas (o que, sinceramente, duvido MUITO!). O pregador disse que o irmão procurou o "pregador", apavorado com seu sucesso, e o "pregador" disse "claro, se ta escrito assim é porque vai se cumprir!".

Nesse momento fiquei pensando "onde será que ta escrito isso?¬¬" perguntei novamente a hora pro jovem ao meu lado e me despedi com a desculpa de estar atrasado.

Sai dali pensando "meu Deus, essas pessoas não conhecem o Senhor, não conhecem o Evangelho... alguém precisa mostrar como essa gente esta sendo enganada!". Fiquei refletindo sobre isso o resto do dia, com uma conclusão que julguei bem plausível, apesar de considerar que ainda tenho muito a aprender Bíblicamente pra depois me encontrar em condições de fazer isso.

Minha conclusão é a seguinte: misturemo-nos aos 'incautos' (pra dizer que eles só não tem cautela, já que fé eles tem de sobra) a fim de ensinar no meio deles. Transformemos a igreja de baixo pra cima.

Pensei muito sério em como seria se eu resolvesse aceitar o convite daquele jovem e participar de alguma reunião dos jovens lá. Poderia conhecer gente, instituir possiveis amizades e até discutir Bíblia com eles. Obviamente não ia assumir uma 'identidade secreta', ia sempre me apresentar como sendo eu mesmo - crente da AD, visitante - mas sempre com a idéia de pregar para aqueles pra quem a Palavra foi distorcida.

Assim como muitos dos meus projetos, esse pode acabar se tornando um que não vou concretizar. Não tenho animo e nem conhecimento suficiente pra visitar outra denominação com determinada frequencia. Mas se a idéia serve a alguém, não custa comentar.

E antes que alguém infira isso: não considero isso uma coisa "inspirada por Deus". Pra mim é só mais uma possibilidade de ação ante as distorções do Evangelho.

Não considero também que só o pessoal "universal" precise ser alvo desse tipo de coisa. Muitas igrejas novas estão tomadas de heresias e até algumas das mais antigas. Tem muita AD com problemas graves de doutrina. E não podemos esquecer que tem muito pregador famoso, da AD mesmo, que fala e faz coisas muito escrotas durante as pregações (com pulos, supostos "anjos", pirocópteros, hadoukens, e etc.).

Ah, e o mais importante. Não sou o dono da verdade e tbm tenho minhas falhas. Mas sei julgar. E essas bizarrices (como essa pregação que eu citei aí) claramente não passa pelo crivo da Palavra.

[E só pra constar: tem um "termo" pra isso que eu to sugerindo que se chama "pescaria em aquario". Em síntese significa "convencer um crente de uma denominação (ou 'dominação', como diz a Hellena) a ir para outra". Sinceramente, não considero que o termo se aplique, pois essas pessoas que queremos 'livrar' não fazem parte de um aquário, mas sim de um "mar bravo" cheio de tubarões loucos para estracialá-las e extirpa-las até os ossos com sua ganancia e pilantragem. Espero estar sendo sutil].

Enfim. Paztejamos
E alguém comente minha idéia, até pra caso eu crie animo de fazer algo do tipo.

Um comentário:

  1. é bem dificil, mais isso nós da uma visão de como o Evangelho esta sendo manipulado para enganar quem nao conhece,tinha um pessoal aqui da familia que paticipava foi uma peleia mais Graça ao todo Poderoso conseguiram abrir os olhos,e to sabendo que varias pessoas de outras denominaçoes estao se debandando para Mundial que pratica as mesmas barbaridades que Deus tenha misericordia e que estejamos sempre prontos para refutar baseado na palavra que é Fiel e jamais falha.

    um abraço, querido Irmão e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: