Pesquisa neste blog =D

3.5.10

A Era das Teorias da Conspiração

A Pós-Modernidade tem por idéia marcante a suspeita. Ao contrário da Modernidade, que vê na razão o modo ideal de lidar com a realidade, a Pós-Modernidade trás a dúvida, buscando em outros meios as respostas, sem se comprometer com nenhum. Ao contrário do que pode parecer, a Pós-Modernidade não é a sucessora da Modernidade, mas a sua derivação.

Na "era" da suspeita, nada mais bem-vindo do que teorias da conspiração. Já que as grandes instituições (ou mesmo as não tão grandes, mas as presentes do nosso dia a dia) não tornam o mundo um lugar melhor, ou - em nosso caso - aparentemente não fecham com nossas crenças, então há algo por trás delas, não? Será que não estão escondendo algo de nós? Será que não estão nos manipulando, sem nós sabermos?

O que me espanta é que muitos "crentes fiéis" (leia-se, religiosos), que gostam de dizer que estão "separados da Pós-Modernidade", são os primeiros a se render a ela, quando criam ou semeiam teorias da conspiração.

O alvo preferido dos "crentes conspiratórios" é a cultura popular. Como eles estão "separados" dela (o que sinceramente eu duvido muito), eles tem o "dicernimento espiritual" de apontar as "armadilhas" que ela possui. E pobres de nós, os menos espirituais, que quase sempre "caímos" nelas.

Tome por exemplo o filme "Avatar". Eu ainda vou ver esse filme, que, sinceramente, parece ser uma obra prima do cinema, como é de costume de James Cameron. Mas, claro, pobre pecador que sou, pois não vou notar as "mensagens subliminares dos testemunhas de Jeová" (?) que o filme possui.

Este pobre e ingênuo jovem, refém da cultura popular, também não teve dicernimento para perceber as mensagens ocultas nas músicas de Roberto Carlos, as facas escondidas nos bonecos do Fofão, o pacto demoníaco que envolve a Hello Kitty, o culto satânico das tribos urbanas e - pasme - o poder "oculto" da palavra Ratimbum (repare que as crianças são as principais vítimas das teorias da conspiração crentes).

Essa e muitas outras teorias são espalhadas pela internet, atingindo a pessoas desavisadas (eu já fui uma delas), que passarão a viver de modo escravizado, consultando a esses "donos da verdade" para ver se podem ou não ver aquele filme, escutar aquela música, ler aquele livro,etc.

Uma caracterísca interessante das teorias da conspiração crentes é a sua falta de provas. Parece que ninguém se importa em questionar a procedência, a veracidade dos fatos ditos; se questionar, é porque não é espiritual o suficiente, e blá, blá, blá...

Bem, sendo assim, qualquer um pode compor a sua teoria da conspiração, sem se preocupar com provas. Então, acho que vou aproveitar para criar a minha própria teoria da conspiração: O Big Brother Brasil (quem acompanha esse blog já deve ter uma idéia do que eu acho desse programinha) representa a "Nova Ordem Mundial". A sigla BBB é um símbolo oculto para 666, simbolizando o reino do mal. Todos os que assistem e acompanham o BBB, fazendo ligações, estão já imersos na "Nova Ordem Mundial", hahahaha. Então, se você gosta, cuidado! Você está sendo manipulado, hahaha.

Então, que me diz de minha teoria da conspiração? Idiota? Sem sentido? Absurda? Claro que é. Pois é assim que toda boa teoria da conspiração deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: