Pesquisa neste blog =D

2.6.10

Calvicie



Estou perdendo cabelo.

Isso já era esperado: meu irmão estava perdendo há algum tempo já e como somos gemeos suspeitava que logo eu percebesse também.

As vezes acordo com muitos e muitos fios de cabelo no travesseiro e quando lavo o cabelo no banho aparecem vários fios avulsos na minha mao e no ralo do chuveiro.

Há algum tempo ja comentava isso com minha namorada e de vez em quando ela faz piadinhas. Eu não me importo em perder cabelo, nunca fui de dar muita importancia pra minha aparencia e, pela convivencia com meu tio (que mora comigo e é careca) não acho nada de mais. Acho que ela que fica um pouco chateada - talvez se eu fosse guria também ficasse triste com a iminência da calvicie do meu namorado.

Como nosso pastor é médico dermatologista fui perguntar pra ele num fim de culto o que eu uso (ou faço) pra parar de perder cabelo [Fica aqui claro que, apesar de eu não me importar, gosto do meu cabelo, principalmente quando comprido, e não queria perder essa variavel na composição da minha aparência - quem me conhece sabe que eu vivo escolhendo aparencias diferentes: algumas mais bonitas outras, dizem, um pouco mais feias... eu acho todas legais, independente da opinião pública]. Ele mexeu um pouco no meu cabelo, não tornando-o menos escabelado que já é, e depois de alguma analise disse: "é, não tá em tempo de tratar ainda.".

Eu fiquei um pouco encomodado, então ele explicou melhor [a partir daqui esse post se torna medicínico]:
- Quando agente vai tratar a calvície, tem que saber o momento certo de tratar, porque depois não para mais. O tratamento é ad eternum (sim, ele usou essa expressão. Só por isso ela está aqui. Não tenho por hábito escrever latinismos).
- Ué, mas por quê? - perguntei eu (estou quase certo que esse por que tem acento)
- Os pelos da parte superior da cabeça são sensíveis a um hormônio chamado "dihidrotestosterona" (ou DHT), já os pelos da parte lateral não. Quando tratamos a calvicie, controlamos o efeito da DHT. Só que a DHT tem outras funções além de causar calvície. Por isso um dos efeitos colaterais é a perda de libido...

No fim da história ele ainda contou que os implantes de cabelo que são feitos atualmente se baseiam em tirar cabelo da parte lateral e implantar na parte superior, porque assim, apesar de cair (como normalmente caem - podem cair até 100 fios de cabelo por dia!) os fios voltam a crescer.

_____________________________________
Enfim.
Fica posto que não tratarei a calvície e serei um careca feliz, pela Graça de Deus.
Parece que Deus gosta que algumas coisas nos lembrem que somos imperfeitos para que lembremos que só Ele é perfeito. E parece também que Ele gosta que percamos algumas coisas que damos valor para que percebamos que elas não tem tanto valor.

Paztejamos =D

2 comentários:

  1. Alguns perdem cabelo
    Outros ganham barriga
    Outros, sem Deus, perdem a vontade de viver.

    VIVA A CARECA!!!!



    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. =D
    é, não tenho do q me preucupar
    é o charme da idade xD
    UHEAEHEAUHAEUH

    pazteja =D

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: