Pesquisa neste blog =D

11.7.10

Começar

Talvez a segunda coisa mais dificil de se fazer - sendo a primeira persistir.

Temos a vontade de começar infinitas coisas. Eu, por exemplo, queria lutar karatê, tocar bombardino, aprender XHTML, ler o Senhor dos Anéis e O Guia do Mochileiro das Galáxias, além de coisas mais úteis como estudar História, fazer exercícios regulares, adotar uma área verde pública para cuidar, etc etc.

O problema de tudo isso é que pra fazer cada uma dessas coisas é necessário começar. Nesse ponto nos encontramos no paradoxo da imensa empolgação em se esforçar e fazer e o profundo pessimismo em ver alguém fazendo muito bem e saber que esse alguém teve anos de esforço.

Começar é vencer o comodismo. Porque é muito cômodo admirar alguém que faz, mas tentar fazer é em geral complicado. As vezes somos subitamente tomados pela paixão de começar algo, mas em alguns dias essa paixão se transforma em "ah deixa pra lá" quando começamos a enxergar mais amplamente tudo que está envolvido nesse "começo".

O segredo de começar bem está, então, envolvido com a vontade de não ver o pessimismo escondido nas coisas que circundam a coisa começada; devemos nos agarrar nessa visão 'mágica e ingênua' de que é legal, bom, compensador, útil, agradável e acrescentador começar, tentando desviar dos nossos olhos o mal do que vem logo em seguida, quando a coisa começada começar se tornar dificil e dar problemas.

Depois de começado é só persistir: a definitivamente mais dificil de todas as coisas a serem feitas pelo homem na terra desde sempre.

Mas isso é assunto para outro post.
Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: