Pesquisa neste blog =D

17.8.10

Sobre nosso distanciamento da política

Isto que escrevo são idéias que surgiram de dois eventos distintos: o primeiro,que ocorreu ontem, uma colega de curso minha falando suas idéias em voz alta, que me chamaram a atenção; o segundo, uma conversa que tive com minha irmã, hoje mesmo.

Dos dois eventos, clareou-me novamente uma antiga idéia: o brasileiro comum está distante da política.

É verdade que o sistema político brasileiro é algo extremamente complexo, deveras chato e causador de bocejos intermináveis. Mas o fato de que muitas vezes nós não sabemos quase nada do assunto é aterrador. É bem comum que muitos de nós pensemos na República como o sistema de um homem (ou mulher) só. Se o presidente é bom, o país vai para frente; se for ruim, o país vai pro brejo.

Mas, se formos estudar mais a fundo, vamos ver que não é bem assim. Não, vamos ver que não pode ser assim! Afinal, não estamos numa Monarquia ou numa Autocracia (Ou 0talvez estejamos nesse último e nós não saibamos).

É fato que antigamente a escola ensinava algo de política aos alunos. Claro que era ditadura, e deviam ensinar porcaria para a gurizada, mas pelo menos havia algo. Hoje, que é democracia e tudo mais, é deveras estranho que a escola pública não fale praticamente nada de política.

Eu me lembro que só marchei pela Escola no dia da Independência na primeira série do Ensino Fundamental, de depois nunca mais. Lembro-me de há alguns anos ter feito o Juramento da Bandeira, na Junta Milital da minha cidade. Tive o grande desprazer de ver a funcionária que nos passava o texto de juramento, logo após o trecho "prometo lutar até a morte pela pátria" ou algo assim, comentar "Mas é claro que ninguém vai fazer isso".Não é só o povo que não quer saber de política: as instituições públicas estão colaborando muito para esse distanciamento.

Deve haver algum sinal de conspiração por aí, mas isso não sei dizer.

Um comentário:

  1. Acho que o Zé Maria do PSTU do post da Hellena (proximo a esse) dá uma sugestão da tal possibilidade de conspiração que deve estar acontecendo :P

    ... minha consciencia diz que ta melhor que as eleições anteriores pelo menos... mas que ta muito ruim, isso com certeza ¬¬

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: