Pesquisa neste blog =D

14.9.10

Estamos de Olho em Guaíba

A vereadora Paula Parolli (citada neste link), presidenta do legislativo de Guaíba, foi "a público" se manifestar sobre aquela história de irregularidades em cursos em cidades turísticas.

Veja a reportagem aqui: http://www.camaraguaiba.rs.gov.br/portal/?sec=__pag&id=600

Esse é o site da Câmara de Guaíba que, pelo visto, só eu acesso xD

Lembram que eu comentei neste link sobre a falta dos contratos e processos administrativos? Mandei o seguinte email para a Câmara:

Gostaria de receber por email (e que fosse colocado no site da câmara) todos os contratos e extratos e processos administrativos.

Gostaria também de sugerir que fosse explicitado nas sumulas do contrato o valor pago em dinheiro, e não uma expressão que remete a outro documento (principalmente se esse documento não estiver disponível online).

Grato desde já, obrigado.
Ao que me responderam o seguinte (aparentemente resposta pronta):

Olá, Jean!

Agradecemos seu contato através do site da Câmara e informamos que suas sugestões serão encaminhadas à Mesa Diretora.
 
Respondi o seguinte:

Ta certo, aceito que tenham "agradecido meu contato". Mas mesmo assim não me mandaram os contratos que eu pedi. Eu sei que eu tenho o direito de ver esses contratos e eles não estão no site da Câmara. Eu já ia reclamar que não recebia resposta de vocês. Um "portal da transparência" que se preze tem que fornecer todas as informações de concessões, contratos e etc. Se não não é transparência.

Por favor, peço de novo as informações que encaminhei no primeiro email. Não quero esperar tanto dessa vez. Obrigado.

Jean
Acho que estou mexendo num vespeiro e quero ver onde isso vai dar. Será que os valores pagos pela Câmara nos contratos com empresas é o valor de mercado?? Só vou descobrir depois de conseguir esses contratos (o que pelo visto não vai ser tão facil). O pior é que eles fecharam contrato de novo em julho (e colocaram nova sumula do contrato - sem o valor pago - dia 01/09).

Além disso, estão querendo reformar o prédio da Câmara. Olha o vídeo:



Até aí tudo bem, mas com esse projeto todo bonitinho aí eu quero saber o orçamento. Se ninguém ficar no pé não vou me admirar se fizerem uma lambança com dinheiro público. É preciso fiscalizar. Eu quero ver postarem o orçamento no tal portal da transparência... vamos ver se é transparente de verdade.

Enfim, acho que é isso, paztejamos

5 comentários:

  1. Camara de Guaíba says: Aham Jean,senta ali!

    XD

    ResponderExcluir
  2. Eu mandei essas coisas pra 2 dos 3 jornais de guaiba e pra RBS xD


    ... não sei se vai dar em alguma coisa, mas não custa tentar :P

    ResponderExcluir
  3. Caro leitor Jean,

    Agradeço o contato pelo blog e a lembrança.

    Bom, como vi neste post de seu blog tu estás fazendo o certo, estas fazendo teu papel de cidadão, que é muito mais do que um jornalista.

    Também penso que a transparência deve ser realmente transparente, caso contrário nem precisariamos dela.

    Acho que deve continuar esta busca por respostas, pois, repito, tu és um cidadão guaibense e não deve continência à ninguém do legislativo, pelo contrário, eles é que estão a teu serviço.

    Um grande abraço e espero ser avisado das novidades, caso ocorra.

    Ah, e pode ficar tranquilo que vou levantar esta bola em minhas próximas colunas (na próxima não, pois já está pronta). Vamos honrar a cidadania e a CF.

    ResponderExcluir
  4. Jean, hoje acessei o site da câmara e fiz praticamente a mesma solicitação que você. Acho que se mais pessoas fizerem uma pressão solicitando eles vão ter que abrir o jogo, mesmo que demore pra que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, vamos ficar no pé deles :P
    Se ninguém fiscaliza os políticos fazem o que querem. Agente tem que se juntar e cuidar.

    Eu andei dando uma olhada no site da prefeitura também, mas pelo que eu pude perceber essa questão de "contas" é tudo unificado (a impressão que eu tive - que eu vou conferir depois - é de que as mesmas coisas que tem no site do legislativo tem no site do executivo).

    Se não dá pra mudar o Brasil, dá pra pelo menos cuidar de Guaíba :D Esse pode ser o comeco pra algo maior, como um grupo criado especificamente pra fiscalizar esse tipo de coisa =D

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: