Pesquisa neste blog =D

1.1.11

Bebida não faz mal a ninguém 8-)

 
Nesses tempos de festas de fim de ano sempre ficamos contando os minutos pra chegar a meia noite, vermos os fogos e estorarmos champagne. Mas não em todas as casas.

Alguns de nós até querem, mas tem em si a culpa no ato de tomar alguma coisa alcoólica e por isso ficam sem a última parte do 'ritual'.

Da mesma forma no inverno, principalmente aqui no sul, é ótimo ter um vinho em casa pra tomar quando dá aqueles frios de não querer sair de debaixo do chuveiro. Ou também um vinho pra relaxar depois de um dia cansativo ou movimentado. Hoje mesmo foi um desses dias e agora, enquanto vos escrevo, tenho um copo de vinho ao meu lado pra logo em seguida cair na cama derrubado pelo 'suco da videira'.

Mas, como eu ia dizendo, no meio do nosso evangelicalismo as vezes não há lugar para alcool e acabamos nos privando de um 'bom humor/bem estar social' que o alcool nos provê com alguns goles.

Na verdade, a Bíblia é bem enfática quanto aos que bebem demais: Paulo diz que os beberrões não herdarão o Reino dos Céus. Mas não critica a boa prática do consumo de alcool: Jesus transformou água em vinho depois de o vinho ter acabado numa festa de casamento, e detalhe, já se iam 3 dias de festa - o que significa que já tinham tomado BASTANTE vinho :P

Poderia descrever de maneira bem 'extensa' minha opinião que já deve ser bem típica para aqueles que me conhecem. Mas resolvi dizer isso de maneira mais sucinta.

Em síntese minha tese sempre é a seguinte: não vejo como essa ou aquela prática comum pode me aproximar ou me afastar de Deus se não houverem más intensões. Não vejo porque Deus me condenaria por usufruir de uma liberdade que Ele mesmo me deu. Não digo isso de maneira descompromissada como alguém pode interpretar. Digo com a idéia de que Deus me deu da Sua Graça, que me Salva, me purifica e me direciona as boas e bem vistas obras.

Por outro lado aceito que algumas pessoas, por uma mente mais fechada, ou por considerarem meio caminho para o pecado fazerem isso ou aquilo, não o façam. Só não aceito que condenem aos que fazem.

O que me perturba é que existem muitas regras, muitos 'nãos' a dizer e bebida é um enfático aqui no Brasil. Aqui no Brasil porque até onde me consta na Alemanha os crentes não podem beber café, mas o chopp é liberado :P

O que me incentivou esse post é um tipo de coisa bem típica. Nesses últimos dias de reuniões familiares estavamos entre várias pessoas, crentes ou não, e quando crentes, de várias denominações. Entre nós alguns não bebiam, outros não assistiam a novelas, outros não queriam ver a missa do galo, outros não gostavam da xuxa porque ela fez um pacto com o capeta, outros estavam cagando pra tudo isso e queriam mais é se divertir. Portanto o conceito "coisa de crente" ficou momentaneamente um tanto vago.

Terminando com uma frase um tanto profana para alguns, mas completamente verdadeiras para outros. Se Jesus é Vida:

"Eu bebo sim, estou vivendo; tem gente que não bebe e está morrendo."
 Elza Soares (acho)
Paztejamos

Um comentário:

  1. ✩✩✩ Feliz 2011 ✩✩✩

    "Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo." (Edith Lovejoy Pierce)

    Ingredientes: prosperidade, felicidade, amor, sonhos, luta, vencer! Sabedoria para construir o que se espera de um novo amanhecer.

    Obrigada por estar comigo em 2010! Que hoje e sempre não seja diferente. Vamos somar aprendizados.

    Bjuxx e xero

    Juliana Carla
    brailledalma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: