Pesquisa neste blog =D

31.1.11

Um Tira da Pesada





Hoje, tive o grande prazer de rever um dos filmes que mais me marcaram na infãncia: Um Tira da Pesada (Bervely Hills Cop, no original), de 1984.

Esse filme para mim é quase mítico. Ao som de uma trilha sonora fantástica, somos apresentados ao encrenqueiro policial Axel Foley (vivido pelo fenomenal Eddie Murphy), que para pegar o responsável pelo assassinato de seu melhor amigo, tira férias e parte para Bervely Hills, onde possuía uma pista. Lá, age por conta própria, arrumando problemas com a polícia local.

Os métodos de Foley não são nem um pouco convencionais. Ele de fato deixa um rastro de confusão por onde passa. Protocolos, jurisdições, convenções, ordens, nada disso o detêm a fim de atender ao seu peculiar senso de justiça. Com o tempo, dois policiais certinhos de Bervely Hills se unem a ele, na caçada ao vilão Victor Maitland.

Um Tira da Pesada chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

A seguir, o famoso tema do filme, "Axel F." (desconfio que muita gente nem saiba que essa música é deste filme...):



E a música dos créditos iniciais, a qual gosto desde pequeno:



Um Tira da Pesada é sobretudo um filme para divertir. Não tem um roteiro altamente complexo, ou personagens com uma constituição machadiana (Embora Axel Foley seja inesquecível), mas faz com sucesso aquilo que se propõe fazer. E por isso se tornou para mim tão marcante.

Um comentário:

  1. Se tu ouvia a rádio Guaiba antes do canal 2 abrir (que saudosismo :X) provavelmente tu escutava essa música todos os dias xD

    ... pena que todo mundo pensa no maldito "crazy frog" quando ouve isso.

    e o Eddy murphy é muito bom, principalmente dublado. A voz dele no original perde um pouco da graça xD

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: