Pesquisa neste blog =D

27.2.11

Adeus, Moacyr Scliar



À 01 hora da madrugada deste dia, faleceu Moacyr Scliar, um grande escritor da minha terra.
Desde o mês passado, ele estava internado por causa de um AVC que sofrera após uma operação.

Quando ouvi de sua morte, no rádio, no início deste dia, senti um pequeno mas significativo baque. Senti que um dos grandes homens do meu povo já não estava mais conosco, e que grande seria a lacuna deixada por ele.

Moacyr Scliar, publicava praticamente mais de um livro por ano. Suas obras mais notórias foram O ciclo das águas, A estranha nação de Rafael Mendes, O centauro no jardim e O exército de um homem só. Em 2003, lembro-me bem dessa época, ganhou a honra de ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.

Moacyr Scliar era uma pessoa humilde e caridosa. Foi à minha antiga escola, neste lugar esquecido chamado Guaíba, e assistiu a uma peça feita pelos alunos - minha irmã entre eles - sobre um livro seu. Conta minha irmã (infelizmente eu não estava presente) que ele se emocionara e maravilhara-se com a homenagem singela daquela gurizada.

Era médico. Nascera no seio da comunidade judaica de Porto Alegre. E amara a Porto Alegre com todas as suas forças.

Moacyr Scliar deixa este mundo, mas não sem o legar uma grande obra, a qual não morrerá e perpeturá seu nome ao longo das gerações.

Em lamento e tristeza, de dentro de minha alma digo:

Adeus, Moacy Scliar. Fará muita falta a nós.

3 comentários:

  1. Tem muito crente sempre gosta de usar uma versão mal-feita do modo como ele descreveu quanto tempo dura uma eternidade em Os Deuses de Raquel.

    Lembro que peguei esse livro na biblioteca da escola e li somente até o momento em que encontrei a descrição. Era sem dúvida bem melhor dita do que todas as outras formas que eu tinha ouvido até então u.u

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa havemos de convir:

    era feinho, tadinho :P
    EUAHEAUHUAEHAUH

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acabei de conhecer o Scliar, em "No Retiro da Figueira", adorei e já busquei livros desse autor gaúcho!!!
    com certeza vou ler todas as suas obras!

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: