Pesquisa neste blog =D

17.3.11

Barca do Guaíba Está "Encalhada"

no site da Zero Hora:

Burocracia ameaça início da travessia Guaíba-Capital por hidrovia

Prevista para começar em abril, travessia pela águas do Guaíba sofre com entraves

Gustavo Azevedo | gustavo.azevedo@zerohora.com.br
Prevista para começar a operar em abril, a hidrovia Guaíba-Porto Alegre está encalhada antes mesmo de ver realizada sua primeira viagem. A esperada travessia fluvial, anunciada com festa pela ex-governadora Yeda Crusius no final de dezembro, está à deriva em consequência de imbróglios políticos e burocráticos.

Os atuais superintendentes dos dois órgãos responsáveis para que o transporte fluvial deslanchasse miram na administração anterior para culpar o provável adiamento. Vanderlãn Vasconsèllos, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), e Elir Girardi, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), apontam que o governo passado executou apenas a licitação da empresa que fará o trajeto, mas não avançou nas obras e nos equipamentos necessários para operação.

Cenário não desanima a vencedora da licitação:
Para evitar o encalhe das embarcações que vão fazer o trajeto de 15 quilômetros, será preciso executar uma dragagem de quase dois quilômetros, em Guaíba. O terminal da Capital, que será instalado num dos armazéns, ainda nem foi liberado. Além disso, falta a instalação da sinalização e de dispositivos de segurança.

— O governo anterior começou a casa pelo telhado. Os barcos existem, mas ainda não tem a estrada. Não foi feita a dragagem em Guaíba, não tem sinalização com boias. Falta também liberar o terminal de Porto Alegre. Não tem segurança para operar. Como iremos liberar a travessia de 120 pessoas por viagem assim? — questionou Vasconsèllos, no cargo desde 25 de janeiro.
____________________________________
Já era de se esperar que o alarde feito pela ex-governadora no fim do mandato fosse eleitoreiro. Época de eleição e ela fazendo passeio publico com direito a chapagne e acompanhado pela imprensa... fala sério. Como eu já disse há um tempo atrás, essa história da Barca é que nem a falada 'cancha coberta do Nestor', e até hoje não se ve avanço na tal cancha.

Eu acho que é até mais facil o Trensurb (ou qualquer coisa mais improvável) vir até Guaíba que efetivamente rolar essa barca. E se rolar, só vai dar pra ir e voltar uma vez, porque vai custar UM OLHO!

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: