Pesquisa neste blog =D

31.3.11

Japoneses Não Querem Deixar Abrigos Por Serem Taxados de "Covardes"

Achei isso no UOL:

Desabrigados no Japão evitam mudar para não serem chamados de "covardes"

A jovem Mio Saito não quer sair da cidade natal, totalmente destruída pelo tsunami Na tentativa de ajudar as vítimas do tsunami a reconstruir a vida, o governo japonês começou um programa de transferência coletiva de abrigados para outras cidades com mais infraestrutura. Mas a maioria dos moradores prefere ficar nos abrigos por temer que sejam taxados, mais tarde, de "covardes".

Na província de Iwate, por exemplo, quase 10 mil moradias foram disponibilizadas em cidades do interior, com isenção de aluguel. Mas até o começo desta semana, menos de 500 pessoas tinham se inscrito no programa.

Segundo reportagem do jornal Asahi, os moradores sofrem uma pressão velada das lideranças comunitárias, principalmente nas vilas de pescadores, para que não abandonem a cidade natal e ajudem a reconstrui-la.

Um dos entrevistados pelo jornal contou que, por causa disto, resolveu enviar metade da família para outra cidade. Ele ficaria na vila para ajudar a reerguê-la.

[...]
_______________________________
[Não postei a reportagem inteira porque é grande e tem vídeos. Se quiserem ler basta clicar no link.]

É meio impossível tentar compreender a cultura alheia as vistas da nossa. Qual o brasileiro negaria apoio do governo (que lá existe, não é como aqui!) porque quer 'reconstruir'. Brasileiro em geral nem tem o que 'reconstruir'. Mais adiante na reportagem diz mesmo que "Japoneses foram ensinados a não gostar de encomodar os outros". Realmente incrivelmente interessante :P

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: