Pesquisa neste blog =D

28.3.11

Varia - Os sete pecados capitais

A noção de Pecado Capital retrata os vícios considerados inapropriados para as pessoas, e já existia sobre outras formas, nas sociedades pré-cristãs. Entretanto, foi usada pela Igreja e, com o decorrer dos séculos, desenvolveu-se e tornou-se nos conhecidos Sete Pecados Capitais. Evrágio do Ponto, o papa Gregório I e São Tomás de Aquino foram alguns dos pensadores cristãos que deram forma ao conceito, a servir para educar os fieís naquela sociedade.

Em 1589, o padre jesuíta alemão Peter Binsfeld estabeleceu uma relação entre os sete pecados capitais e sete demônios da demonologia medieval.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Caso acompanhem o anime/mangá Katekyo Hitman REBORN!, verão que os vilões da Saga dos Anéis Vongola, o esquadrão assassino de elite Varia, foram criados baseados nos Sete Pecados Capitais.



1. Lussuria
Pecado Capital: Luxúria

Lussuria, o lutador de Muay Thai afeminado e candidato a Guardião do Sol pela Varia, representa a Luxúria. È um sujeito pevertido, que parece ter gosto por necrofilia (Encantou-se com Ryohei, por ser atlético, e disse que o levaria para sua coleção de "corpos"...).
Seu nome signidica "luxúria" em latim. O demônio relacionado a Luxúria por Peter Binsfeld é Asmodeu, que aparece no Livro de Tobias, na Bíblia, como inimigo do casamento. Um dos símbolos de Asmodeu é o carneiro. O casaco que Lussuria usa parece ser feito de pele de carneiro.




2. Levi A Than
Pecado Capital: Inveja

Levi A Than, o membro mais fraco do esquadrão, que usa guarda-chuvas como para-raios e candidado a Guardião do Trovão, representa a Inveja.
Levi é claramente leal a Xanxus, o líder do esquadrão. Ao ver que Lambo, seu adversário, era mais qualificado do que ele para ser o Guardião do Trovão, demonstra bastante inveja e passa a lutar mais a sério.
Seu nome é uma referência clara a Leviathan, o demônio relacionado a Inveja por Peter Binsfeld. Leviathan é um monstro marinho citado na Bíblia, como símbolo de desordem; foi considerado um demônio na pensamento medieval.




3. Belphegor
Pecado Capital: Preguiça

Belphegor, o gênio de Varia e candidato a Guadião da Tempestade, representa a Preguiça. É dito que ele tem sangue real (usa uma espécie de coroa), um indicativo de que não é uma pessoa dada a trabalho forçado, mais o fato de usar de astúcia para suas lutas, usando armas simples e de longo alcance (lâminas), mas que se tornam mortais em suas mãos.
Seu nome é referência a Belphegor, demônio associado à Preguiça por Peter Binsfeld. Belphegor era originalmente uma divindade moabita, e seu nome significaria "senhor deFegor (nome de um monte)". Aparece na Bíblia, onde seu culto é celebrado com orgias e serve de obstáculo aos israelitas, durante sua peregrinação no deserto para a Terra Prometida.




4. Superbia Squalo
Pecado Capital: Orgulho

Superbia Squalo, o espadachim e candidato a Guardião da Chuva, representa o Orgulho. Sua presença sempre exala arrogância, subestimando seus adversários. Squalo derrotou vários espadachins e adquiriu suas técnicas. Entre os derrotados, conta o "Imperador da Espada", o líder anterior de Varia.
Seu nome é a junção do latim Superbia ("Orgulho") com o italiano Squalo ("Tubarão"). O demônio associado ao Orgulho por Peter Binsfeld é Lucifer, cujo nome foi estraído de um trecho da Bíblia:

"Como caíste do céu, ò estrela da manhã[hebraico: Heilel, latim: Lúcifer], filho da aurora! Como foste atirado à terra, vencedor das nações! E, no entanto, dizias no teu coração: 'subirei até o céu, acima das estrelas de Deus colocarei o meu trono, estabelecer-me-ei na montanha da Assembléia, nos consfins do norte. Subirei acima das nuvens, tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo'. E, contudo, foste precipitado ao Sheol, nas profundezas do abismo".

Isaías 14. 12-15.

O trecho, originalmente, referia-se a um rei babilônico, mas com o passar do tempo passou-se a interpretá-lo como um demônio.
Se repararem, Squalo por direito poderia ser o líder de Varia, já que derrotou seu líder antigo, o "Imperador da Espada". Entretanto, ao conhecer Xanxus e perceber o quanto ele era mais poderoso, cedeu a ele o posto. Squalo, por assim dizer, "caiu do céu", e foi "precipitado" para baixo, apesar de sua arrogância.




5. Mammon (Viper)
Pecado Capital: Avareza.

Viper, o Arcobaleno e candidato a Guadião da Névoa de Varia, representa a Avareza. É claramente obsecado por dinheiro, tanto que disse a Belphegor que ele teria de pagar para vê-lo lutar a sério.
Ele aparece usando o nome Mammon, para evitar sua identificação com os Arcobaleanos. Mammon é o nome do demônio associado à Avareza por Peter Binsfeld.
O termo "Mammon" é aramaico e significa "dinheiro". Aparece numa frase de Cristo:

"(..)Não podeis servir a Deus e a Mammon[Dinheiro]"

Evangelho de Mateus 6, 24.

Por ser um termo aramaico num texto grego, incorporou-se na crença medieval a idéia de um demônio chamado Mammon.




6. Gola Mosca
Pecado Capital: Gula

Gola Mosca, o andróide destruidor e candidato a Guardião da Nuvem de Varia, representa a Gula. É um andróide, e por isso não dispõe de emoções e vontade. Entretanto, pode descontrolar-se e atacar tudo ao redor, sendo extremamente perigoso. De certo modo, caracteriza bem o príncipio da Gula, que em tese seria o descontrole e o malefício das pessoas ao redor.

Quanto a seu nome: "Gola" é gula. "Mosca", obviamente, é mosca. O demônio relacionado a Gula por Peter Binsfeld é Beelzebuth. Originalmente, era uma divindade palestina, cujo nome significa "senhor das moscas", daí o "Mosca" do nome. Mais tarde, foi associado ao demônio pelos judeus, e depois pelos cristãos.



7. Xanxus
Pecado Capital: Ira

Xanxus, o líder de Varia e candidato ao Anéu do Céu, representa a Ira. O traço mais marcante de sua personalidade realmente é o seu ódio, o que o faz sorrir raramente. Enche-se de ódio ao descobrir que não era filho de fato do Nono chefe Vongola, o que o faz tentar um golpe na família, mal-sucedido. Sua chama, a Fuuno no Honoo ("Chama da Ira") é altamente potente, e ainda por cima a amplica com suas duas pistolas, as X-Guns.

Seu nome, como dito na série, possui dois "X", que corresponde ao número 10 nos números romanos. Sua mãe lhe deu, devido ao seu desejo de que seu filho fosse o Décimo Vongola.

O demônio associado a Ira por Peter Binsfeld é Satan. Penso que o "an", de Xanxus, vem daí.
Satan, na Bíblia, é o anjo maligno que aparece diante do trono de Deus, a fim de acusar os homens. O nome, do hebraico, significa mesmo "Acusador", ou "Adverário". É usado no hebraico moderno, significando advogado de acusação.

3 comentários:

  1. Binsfeld......

    Que legal: o mestrando com quem trabalho lá no projeto de pesquisa onde estou agora se chama Ricardo Binsfeld. Será que ele tem acendência relativa? =D

    O único que pareceu não ter muita relação mesmo foi o último, mas como eu não conheço o desenho não posso dizer nada mesmo u.u

    R$

    ResponderExcluir
  2. Lúcifer e Satan não são teoricamente o mesmo ser? [apesar de o nome 'lucifer' ser meio 'forçação de barra', na minha opinião, já que se está falando bem evidentemente da Babilônia no texto...]

    ResponderExcluir
  3. hum,interessante...
    eu tbm ja tinha associado os nomes mammon e belphegor aos demonios,+ fico meio q uma coincidencia...
    mais tarde,lendo o mangá,vi q o nome de Levi é levi a than,ai eu voltei a suspeitar de algo,e depois parand pra pensar,notei tbm q o lussuria lembra luxuria...ai pra tirar a duvida jogue no google e achei esse site =D
    abrigado por confirmar isso!

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: