Pesquisa neste blog =D

20.3.11

Zero Hora Mente Em Reportagem Sobre Trote

Olha isso, na ZH:

Estudante da UFRGS entra em coma após participar de trote em Porto Alegre

Familiares do jovem acusam BM e Samu de negligência no socorro

Maicon Bock e Thaís Sardá | maicon.bock@zerohora.com.br | thais.sarda@zerohora.com.br
O estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Felipe Boff Molski, 18 anos, entrou em coma no início da tarde desta sexta-feira após a realização do trote por alunos veteranos, em Porto Alegre. Segundo a tia do jovem, Terezinha Evaldt, a família teria sido acionada por volta das 16h e localizou o rapaz no Parque da Redenção.

A irmã, Cristiane Boff Molski,e o avô José Fernandes Boff, viajaram de Viamão a Porto Alegre em busca de Felipe, que foi encontrado caído próximo ao Monumento do Expedicionário. Os familiares decidiram pedir ajuda à Brigada Militar e ao Samu, que se recusaram a transportá-lo ao HPS.

— Felipe é tímido, tranquilo, não bebe. Quando a gente faz festinha nos aniversários, ele toma refrigerante, não usa droga, não sabemos o que tá acontecendo — afirmou Cristiane.

Após uma série de exames no Instituto Médico Legal, foram detectadas diversas lesões no corpo do estudante. A avaliação médica revelou que não havia teor alcoólico no sangue. De acordo com relatos de colegas, eles teriam bebido cachaça durante o trote da faculdade.

Rodolfo Mohr, 24 anos, estudante de Jornalismo e um dos coordenadores do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFRGS, observa que não há estímulo ao trote violento e com humilhações.

— Queremos encontrar este estudante (Felipe) e apurar quais são os responsáveis, porque de forma alguma isso deve ser tratado com normalidade.
___________________________________________
E tem mais:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3245874.xml

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3245870.xml

Até aqui tudo dava a entender que ele tomou um pau e foi abandonado na Redenção. Mas não, o coma era ALCOÓLICO e ele bebeu POR CONTA PRÓPRIA. Meu irmão é da Computação da UFRGS e me mandou o email de um dos veteranos na lista de emails da graduação:

"Eu era um dos veteranos que estava no trote de hoje. Darei meu relato,
mas peço ajuda também do pessoal que tava lá, visto que sei um pouco
menos que muita gente que tava lá.

O fato é o seguinte: estávamos fazendo a escolha do "Bixo Alambique",
algo já tradicional nos trotes da CiC, alcunha que ganha o bixo que
beber mais. Enfim, passamos com a cachaça entre todos os bixos, até
chegar a vez dele, que tomou MEIO LITRO da garrafa de cachaça estando
EM JEJUM, e olha que avisamos a todos os bixos que iriam participar do
trote pra se alimentarem bem antes. Sem contar que, logo depois disso,
ele pediu novamente a garrafa e tomou MAIS MEIO LITRO! Pois bem, pouco
tempo depois ele desmaiou e foi retirado do lugar de onde estava junto
dos bixos para darmos cuidados, como algum tipo de açúcar e tal.
Momentos depois, chegou a Brigada no local e foi só relatado o que
aconteceu, sem sustos até ali. Resolvemos pegar o número de alguém da
família do bixo para ir buscá-lo na Redenção. Após a chegada deles,
ligamos pra SAMU pra que ela prestasse o socorro ao bixo, porém, a
SAMU não atende casos de embriaguez! Mas mesmo assim nós levamos o
bixo para o HPS.

A notícia que saiu hoje na RBS é MENTIROSA e VERGONHOSA. Não houve
qualquer tipo de agressão contra o bixo. E todos que estavam lá ainda
estão se perguntando pq a avaliação médica indicou que ele não tinha
teor alcoólico no sangue, visto que ele passou mal justamente por ter
bebido demais de barriga vazia.

Espero ter ajudado e também espero que o pessoal que estava lá
complemente o que eu escrevi, a fim de que o que aconteceu seja
esclarecido e que a verdade seja feita, muito ao contrário do que quer
dizer uma imprensa suja que só quer saber de sensacionalismo."
A ZH chegou a escrever a incrível bobagem "Um exame de tomografia revelou que não havia teor alcoólico no sangue" e depois substituiu por "A avaliação médica revelou que não havia teor alcoólico no sangue". Tomografia é um exame de imagem, é impossível saber a composição sanguínea com isso.

Jornalismo menos parcial, a Folha de São Paulo relatou o fato de maneira muito mais razoável:


Após trote, universitário fica em coma alcoólico no RS

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO

Um estudante de ciência da computação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ficou em coma alcoólico após participar de um trote realizado por veteranos do curso.

A babá Terezinha Evaldt, 42, tia do jovem Felipe Boff Molski, 18, contou que ele foi alvo do trote na tarde de sexta-feira, em um parque próximo à universidade, em Porto Alegre.

O jovem disse a ela que participou de competição de quem bebia mais estimulada pelos veteranos. O estudante afirmou ter bebido uma garrafa e meia de cachaça.

Molski perdeu os sentidos e colegas ligaram para seus familiares.

Ele foi resgatado pelo avô e pela irmã e levado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), onde ficou em coma até as 6h deste sábado e liberado duas horas depois, passando bem.

O hospital informou que que não foram encontrados lesões no corpo nem sinais de outras substâncias no sangue de Molski.

A tia diz que o estudante está "muito abatido", que dormia e que não queria dar entrevistas. Fala que ele é "tímido e quieto" e não tem costume de beber. A família mora em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

Evaldt contou que Molski ficou chateado porque os veteranos não o levaram para o hospital, apesar de estarem de carro, e deixaram a tarefa para sua família.

Ninguém da UFRGS foi encontrado ontem para comentar o assunto.
________________________________________
Por fim, deixemos o próprio Felipe nos dizer o que aconteceu:

"amorim, sim, ele ja acordou, ta bem e tudo, sem escandalo

como eu disse, foi um coma alcoolico que, talvez nao deveria ser normal, mas eh COMUM acontecer, todo dia, em muitas festas

mas talvez a familia acreditasse q ele nao bebia, e isso tem muito, parece que as maes gostam de mentir pra si mesmas que o filhinho nao bebe... ou entao foi a primeira vez que ele bebeu mesmo, e deve ser meio idiota, virar uma garrafa de cachaca sem nunca ter bebido

Dito e feito. A imprensa sai procurando informações sem nem consultar o envolvido... Tá, nem condições tinha de dar uma entrevista, mas podia esperar um pouco antes de criar notícias se baseando na família.

"parece que as maes gostam de mentir pra si mesmas que o filhinho nao bebe... " sim, bebo desde sempre e hoje que minha mãe foi cair a ficha aff

Não houve crime, bebi por livre e espontânea vontade, mas omissão de socorro... "
[extraído do orkut, da comunidade da UFRGS, escrito pelo próprio Felipe em resposta a outros comentários do tópico criado para discutir esse acontecimento. Link:  http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=23985&tid=5585501695959641718&na=3&nst=194&nid=23985-5585501695959641718-5585696434071997085 ]
________________________________________________
Agora o meu comentário sobre o assunto: os jornalistas da Zero Hora que escreveram os absurdos textos tendenciosos deveriam ser punidos por isso. Serem presos, pagarem multa, prestarem serviços comunitários, etc.

A partir de agora sempre que ler os textos da ZH vou ver se não foi escrito por um deles pra desde o começo já ficar de olho aberto pra não acreditar em tudo que está escrito.

E o meu conselho pra Zero Hora é "demitam esses caras, estão fazendo vocês perderem credibilidade".

Paztejamos
________________________________________________
Mais sobre o assunto em vários lugares como o blog do meu irmão (que é da Computação e está lendo os emails tudo de perto):
http://rabanetescebolas.blogspot.com/2011/03/trote-universitario-cic-ufrgs-bebedeira.html

e num segundo blog que meu irmão diz que está sendo bem atualizado:
http://ttfreire.blogspot.com/2011/03/um-pouco-de-polemica-para-vender-mais.html

Um comentário:

  1. Lol... eu não disse que estava sendo bem atualizado O.o Disse só que era o melhor lugar pra ler sobre o assunto (porque a cara tem todo o resumo da história, com a versão da imprensa, a versão do Felipe, etc)

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: