Pesquisa neste blog =D

7.4.11

Fundamentalismo

por fchagas

O fundamentalismo rejeita as liberdades humanas descobertas com o surgimento do iluminismo ocidental, e compromete-se a combater a secularização humanista e todos os demais aspectos do mundo moderno que considera maléficos à condição espiritual da humanidade.

afirma que os seres humanos devem submeter-se à autoridade do ser divino, cujas verdades divinamente reveladas e mandamentos absolutos foram dados de uma vez para sempre – na Torá para os judeus, na Bíblia para os cristãos, e no Corão para o muçulmanos.

O fundamentalismo, portanto, leva as pessoas a pensar em termos de branco e preto. As coisas são falsas e verdadeiras, boas ou más. Há poucos graus intermediários, quase nenhuma incerteza, e não aceita o debate nem o diálogo entre as religiões.

Não confia na razão humana. Não dialoga: só proclama. Teme a democracia, os direitos humanos e a igualdade dos sexos. Incentiva fortes lideranças masculinas e carismáticas na religião e na sociedade.

O fundamentalismo busca o exercício de controle ao estabelecer sociedades teocraticas que se conformem com verdades divinamente reveladas absolutas.

(grifo meu)

Lloyd Geering. Fundamentalismo – O desafio ao mundo secular, pg. 34,35 .


Fonte: fchagas

Um comentário:

  1. O livro do qual vc tirou esse texto é excelente.
    Parabéns.

    Paz.

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: