Pesquisa neste blog =D

9.8.11

O que faltou em Tropa de Elite 2

Esse fim de semana assisti Tropa de Elite 2. Eu sei, faz tanto tempo que saiu que fazer uma crítica agora soa ridículo. Mas mesmo assim, o filme despertou alguns comentários na minha cabeça e, por que não, resolvi escrevê-los aqui.

Eu não assisti o filme 1, mas a sociedade tratou de me fazer assimilar passivamente os personagens principais, jargões, música tema, etc. Assim, tive compreensão integral do segundo filme.

Que Tropa de Elite 2 é um retrato do Brasil, ninguém contesta. Um retrato muito bem pintado, realmente MUITO bem feito. Porém, faltaram algumas cores, talvez uma moldura, ou um retoque final: estou falando das entidades civis e, principalmente, das entidades religiosas.

Tinha gente sacana no filme e o sistema tinha uma capacidade incrível de se autorreorganizar. E tinha gente honesta... poucas mas tinha. O Fraga e o Nascimento... cada um com seus interesses, mas honestos e contra o sistema. Gente que na nossa realidade eu representaria como a Marina Silva, o Cristovam Buarque, a Heloisa Helena. Gente em quem eu confio hoje pra votar.

Mas o que faltou: faltou gente dentro da favela fazendo coisa boa, obra de caridade, trabalho social, como no filme do "sequestro do ônibus 171". Faltou gente das igrejas tanto como negócio de votos quanto com obra social. E ninguém me diga que esse não é um grande fator super relevante dentro de favelas porque eu sei - e todos crentes sabemos - o quanto igrejas fazem serviços úteis e são respeitados em bairros pobres e vilas. E também sabemos o quanto o voto é negociado pelos pastores de mega igrejas babilônicas [como diria meu amigo Felipe].

Esse é um ponto muito importante a ser explorado pelo filme. Eu sei que vai ter 3, vai ter 4, sei lá... vai ter uma série desse filme porque a história é muito boa e bem feita. Tomara que se lembrem desse seguimento.

Paztejamos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que a produção do filme precisaria de ser avisada de que falta isso...

    Manda um e-mail pra lá!
    Quem sabe :)

    Apesar de ser normal mesmo que se esqueçam das igrejas que fazem trabalho social nas favelas..
    Afinal, o foco do filme não era esse..
    Cara.. diante de tantas reportagens sobre pastores que roubam, vc acha que vão colocar trabalhos sociais de igreja nesse filme?
    Ele é um filme secular.. provavelmente iria sujar o nome das igrejas...

    Muito dificil isso acontecer..

    ResponderExcluir

Dá um apoio moral pro blogueiro aqui.
Comenta aí ó: